VOCÊ ESTÁ EM: Home > Radar > Dica do Dia > Windows Phone – Notificações
Windows Phone – Notificações
08/10/2014

WindowsPhone8.1_0

Criar uma notificação em Windows Phone 8 é muito simples.

Uma notificação em Windows Phone é chamada de TOAST e pode ser de dois tipos: notificações locais, ou seja, o próprio app, quando fora de foco (quando a janela do App não está sendo usada pelo usuário) demonstra na barra de notificações uma determinada mensagem ou uma notificação em nuvem, quando usamos o serviço do Windows Azure para enviar por PUSH uma notificação para o aparelho do usuário.

Em nosso exemplo de hoje, demonstraremos como realizar uma notificação local e demonstrar uma pequena quantidade de informação, simulando quando uma aplicação está rodando em pano de fundo.

Crie um novo projeto no Visual Studio para Windows Phone e crie uma tela como a Figura-1. A tela deverá conter apenas um Botão.

Figura-1: tela do App

CapturarPara o evento do botão, basta inserirmos o código da Listagem-1

Com esta listagem, criamos um objeto ShellToast instanciando usando seu construtor padrão. Preenchemos, então, duas propriedades: title, que permitirá dar um título à notificação e content, que permitirá dar um conteúdo, uma mensagem para ser lida pelo usuário.

Um toast em Windows Phone permanece em exibição por 10 segundos, depois dos quais desaparece. O usuário também pode realizar um gesto e expulsar a notificação da tela.

Infelizmente, para testar essa técnica, o APP não poderá estar em foco. Para nos ajudar a demonstrar, inserimos o item de Criação de uma Thread anônima que irá segurar a execução do App por 10 segundos de modo que você tenha tempo de pressionar o botão e sair da aplicação para ver a notificação.

Listagem-1: evento do botão

private void Button_Click(object sender, RoutedEventArgs e)
{
     ShellToast toast = new ShellToast();
     toast.Title = "Meu primeiro TOAST";
     toast.Content = "Este é o conteúdo do meu TOAST";
     System.Threading.Thread.Sleep(10000);
     toast.Show();
}

Quer ver mais dicas como esta? Acesse o IAI? em site.iai.art.br