VOCÊ ESTÁ EM: Home > Radar > Dica do Dia > Organização de Código e Projeto
Organização de Código e Projeto
18/09/2014

Desenvolvimento Android

Um dos grandes entraves de quem está começando a desenvolver em Android é a maneira de organizar suas classes e demais arquivos de modo que tudo não vire uma massa de código espalhado e difícil de gerenciar.

A despeito de determinados arquivos e pastas que um projeto Android deve conter, independente da IDE onde se está realizando o desenvolvimento (src, java ou res), o código JAVA do projeto pode ter um emaranhado de arquivos .java numa mesma hierarquia (package) e que no futuro poderá dificultar enormemente a manutenção ou evolução do app. Para evitar isto, esta dica vai dar uma sugestão de organização de código.

Crie uma estrutura de pacotes para cada tipo de classe por funcionalidade. Isto quer dizer você criar uma série de pacotes e acomodar suas classes. Um exemplo é você ter um pacote base como br.art.iai e logo abaixo, criar os demais pacotes. A Figura 1 demonstra uma estrutura sugerida.

Figura 1 – Estrutura de Pacotes

Screen Shot 2014-09-17 at 15.32.02Na estrutura sugerida, temos um pacote Activities onde você armazenará as Atividades e Telas do App. Na pasta bean, você deixará os POJO do projeto. Qualquer interface para implementação ficará no pacote interfaces. O pacote model deverá conter as classes contendo as regras de negócio, classes de validação, de acesso a banco de dados, de gravação de arquivos, etc.

O pacote services, enfim, conterá as classes que implementem serviços, tarefas assíncronas, receivers, broadcastas e qualquer outro elemento que não possa rodar na mesma Thread de uma Atividade.

Tome o cuidade de, quando criar o pacote, utilizar a seguinte sequencia. Clique com o botão direito no pacote base (no nosso exemplo, br.ar.iai) e crie um novo package. Chame de activities. Veja que o Android Studio adicionou o novo pacote ao pacote base. Para criar o próximo pacote, clique no pacote base e crie o segundo pacote digitando o pacote completo (no caso, br.art.iai.bean). Você verá que o Android Studio irá quebrar o pacote base e colocar embaixo dele os demais pacotes que você criou. Com isto, sempre a partir do pacote base, você poderá criar os demais pacotes.