CARGA HORÁRIA
30 HORAS
PRÉ-REQUISITOS
Lógica de Programação ou ter conhecimento equivalentes.
VEJA TAMBÉM
OBJECTIVE-C
JAVA
C# (C SHARP)
iOS SDK (SWIFT)
ANDROID SDK
WINDOWS PHONE SDK
IOS GAMES
BANCO DE DADOS
WEB SERVICES PARA MOBILE
O objetivo do curso é o de ensinar a nova linguagem Swift, cobrindo todos os tópicos necessários para que os alunos tenham pleno conhecimento de todos os recursos da nova linguagem de desenvolvimento da Apple.
O curso apresenta todos os conceitos desta nova linguagem, dos mais básicos aos mais avançados, passando por todas as novidades trazidas por esta nova ferramenta de desenvolvimento de aplicativos.
O aluno terá a oportunidade de descobrir na teoria e prática como a Swift é moderna, poderosa e fácil de utilizar.
O aluno conhecerá recursos como type safety e type inference, que previnem a ocorrência de erros em tempo de design, e verá como a restrição de acesso direto a ponteiros e o gerenciamento automática de memória tornam mais fácil o processo de criação de aplicativos seguros e estáveis.
Recursos de uma linguagem moderna como optionals, generics e tuples serão introduzidos, mostrando aos alunos com o código-fonte será lido e escrito de forma mais natural.
O paradigma da Orientação a Objetos, tópico essencial das linguagens para dispositivos móveis, será aprofundado de forma que o aluno possa naturalmente raciocinar em termos de objetos e utilizar adequadamente os recursos da Swift em OO.
Os alunos descobrirão a interatividade dos playgrounds, através dos quais pode-se experimentar novas tecnologias, analisar problemas e testar interfaces de usuário.
Os recursos avançados de análise de código serão apresentados, para que os alunos possam focar em desenvolver aplicativos com ótima performance.
O aluno será continuamente desafiado a testar os conhecimentos adquiridos através de atividades práticas, consolidando assim os conceitos apresentados.
Ao término desse curso, o aluno estará capacitado a ingressar nos cursos avançados de desenvolvimento para o ambiente iOS disponíveis no iai?.
- Introdução à linguagem Swift
- Uma linguagem segura, moderna e poderosa
- Constantes e Variáveis
- Type Safety – Segurança e prevenção de erros nos tipos de dados
- Type Inference – tipos de dados inferidos x explícitos
- Conhecendo e utilizando o Playground
- Definindo variáveis e constantes no Playground
- Tuples e Optionals – um novo conceito em constantes e variáveis
- Operadores Básicos
- Operadores Aritméticos
- Operadores de Comparação
- Range Operators
- Operadores Lógicos
- Strings e Caracteres
- Inicialização de Strings
- Mutabilidade
- Trabalhando com Carateres
- Interpolação de Strings
- Coleções de Dados:
- Arrays
- Dicionários
- Controle de Fluxo:
- For, While, Do-While, If e Switch
- Desviando o Fluxo:
- Break, Continue e Fallthrough
- Funções no Swift
- O que há de diferente nas funções em Swift
- Tipo tuples como retorno de funções
- Nomes de Parâmetros opcionais
- Nested Functions – novo conceito de funções aninhadas
- O uso de Closures
- Enumerations – flexibilidade em Swift
- Uso de funções internas
- Evolução do conceito em relação às linguagens de mercado
- Classes
- Definição, Instanciamento, Propriedades e Métodos
- Estruturas
- A evolução das estruturas no Swift
- Definição, Instanciamento, Propriedades e Métodos
- Subscripts
- Classes e Estruturas
- Semelhanças e Diferenças
- Escolhendo entre elas
- Herança
- Conceito
- Classe Base e Subclasse
- Sobreposição (Overriding)
- Property Observers
- Inicialização e Deinicialização em Swift
- Como funciona o ARC (Automatic Reference Counting)
- Extensions
- Funcionalidade, Sintaxe e Uso
- Protocolos
- Generics
- O poder da linguagem Swift
- Os problemas que o recurso Generics pode resolver