Lógica de Programação

horario-01CARGA HORÁRIA

30 HORAS

PRÉ-REQUISITOS

Conhecimentos básicos em
informática como usuário.

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5872448596_57627ef8ff_bVocê sabe o que é programar?

Qualquer programa ou aplicativo ou eletrônico que você usa no dia a dia foi criado com a programação.

Existem várias linguagens que são utilizadas para dar comandos ao computador.

O objetivo do curso é ensinar os fundamentos de lógica de programação. Os alunos aprendem um “novo idioma” e irão conhecer os elementos comuns às linguagens de programação mais utilizadas no mercado de desenvolvimento.

Fundamentos importantes como variáveis, eventos e controles de fluxo serão apresentados de forma lúdica, porém exercitados na prática, através de compilador.

Ele é o curso principal para ingressar neste mundo fantástico da programação – ele é o pré-requisito para o restante dos cursos de programação.

O aluno será continuamente desafiado a testar os conhecimentos adquiridos através de atividades teóricas e práticas.

Dois projetos serão colocados ao aluno: o primeiro para consolidar os componentes básicos das linguagens de programação e o segundo para colocar em prática os conhecimentos da orientação a objetos.

Nos governos dos países mais desenvolvidos há uma clara compreensão de que aprender a programar computadores e celulares é uma disciplina fundamental para o sucesso das empresas e das nações.

No iai? as turmas são pequenas para que o professor consiga dar atenção personalizada ao aluno.

Com mais de 4.000 alunos formados, o iai? Instituto de Artes Interativas é referência em ensino de mobile no Brasil.

Veja: Presidente dos Estados Unidos pede para a população aprender a programar:


conteudo-05 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Fundamentos de Lógica de Programação
    • Algoritmos: Definição, uso e exemplos
    • Computador: Linguagens e Arquitetura
    • Primeiro programa: Hello World (No PEP e na linguagem C)
    • Estrutura de um programa em linguagem C
  • Finalidade e uso das variáveis
    • Variáveis, tipos de dados e operadores
    • Casting, Expressões e Constantes
    • Visibilidade (Escopo) das Variáveis
    • Operadores Relacionais
  • Tomadas de decisão e controle de fluxo
    • Controle de Fluxo: If/Else e Switch
    • Demais controles: break e continue
  • Estruturas lógicas de repetição
    • Operadores Lógicos
    • Incrementos e Indentação em Linguagem C
    • Ciclos de execução: while, do/while, for
  • Funções – Conceito, utilização e aplicações
    • Uso de Funções na linguagem C (sintaxe, parâmetros e retorno)
    • Uso de Expressões
  • Estruturas – Definição e utilização
    • Uso e finalidade das Listas
    • Arrays (Vetores)
  • Ponteiros e suas Aplicações
    • Alocação Dinâmica de Memória
  • Projeto de Encerramento parte 1 – O enigma de Monty Hall
    • (Desenvolvimento de aplicação em C para simular o resultado do enigma)
  • Programação Orientada a Objetos – POO
    • Objetos e a interação entre eles
    • Comparação com a Abordagem Tradicional
    • Raciocinar em termos de Objetos – Exercício
    • Classes e Objetos no mundo real
  • A migração para a linguagem C++
    • Classes e Objetos
    • Encapsulamento e Ocultação de Dados
  • Objetos, Classes e Memória
    • Uso de Classes com Ponteiros
    • Mensagens entre Objetos (Chamada de Métodos)
    • Herança
    • Definição, Vantagens e Aplicações
    • Superclasses (Base) e Subclasses (Derivada)
    • Polimorfismo – Conceitos, Aplicações e Exemplos
  • Projeto de Encerramento do Curso – Parte 2 – Livre

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