VOCÊ ESTÁ EM: Home > Radar > Dica do Dia > Android Studio – Importar projetos do GitHub
Android Studio – Importar projetos do GitHub
27/10/2014

androidstudio

O Android Studio é baseado em uma IDE já há muitos anos consolidada no mercado de Desenvolvimento JAVA chamada IntelliJ Idea do fabricante Jetbrains.

Como qualquer IDE de mercado, trabalha com os principais sistemas de controle de versão de códigos-fonte.

Atualmente um dos mais populares sistemas de controle de versão, por sua versatilidade e por permitir o controle de projetos gratuitamente, é o GitHub (www.github.org). Embutido no Android Studio encontra-se um cliente para consumo do sistema do GitHub e possibilidade de controle de versão de projetos.

Você pode utilizar seus projetos com o Git de duas maneiras: em uma você cria um projeto no Android Studio e inclui o projeto no versionamento do Git ou você cria um novo Repositório de projeto no Git e importa este projeto no Android Studio.

Frequentemente em nossos projetos Android temos que embutir alguma biblioteca de terceiros ou algum projeto open-source. Muito provavelmente, esses projetos estarão versionados no Git. Então, nossa dica de hoje, é como importar um desses projetos diretamente do Git.

Para isto, abra o Android Studio e na tela de escolha de projetos, escolha a opção “Checkout from Version Control” conforme a Figura-1 e o item GitHub conforme a Figura-2.

Figura-1: tela de escolha de projetos

as01

 

Figura-2: opção Github

as02

Quando você escolher esta opção, abrirá uma caixa de diálogo, como na Figura-3 para que você aponte o caminho do projeto remoto o qual deseja criar um repositório local, deverá apontar o caminho local do projeto e seu usuário do GitHub para a conexão. Basta seguir o restante das instruções da tela e pronto. Seu projeto estará em sua máquina e com tudo pronto para você realizar alterações e utilizar os comandos do controle de versão (se você tiver permissão para colaboração).

Figura-3: caminho do projeto

as03

Quer ver mais dicas como esta? Acesse o IAI? em site.iai.art.br