Um pacote JAVA é a estrutura de diretórios que criamos fisicamente para separar as classes de nosso projeto e que o compilador usa quando declaramos o comando package em nossos programas. Deste modo, dizemos ao compilador que determinada classe passa a fazer parte de determinada estrutura de diretórios.
Com isso, podemos nos utilizar de outros artifícios como os modificadores de acesso que impedirão que classes acessem métodos e propriedades de outras classes que não estiverem em sua estrutura.
Fazer isto no Android Studio, por incrível que pareça, tem um ponto de atenção porque a ferramenta (que apesar de toda sua boa performance e a robusta plataforma da qual foi implementada) ainda se encontra em desenvolvimento. Quando criamos uma estrutura, o Android Studio ainda confunde algumas coisas e pode acabar criando a estrutura de forma errada.
Um exemplo. Supondo que você tenha um pacote base br.art.iai. Você quer criar mais 3 pacotes cujo namespace completo seriam br.art.iai.util, br.art.iai.bean e br.art.iai.model. O esperado era que você clicasse com o botão direito no pacote br.art.iai e escolher a opção new > package e digitar, apenas útil, por exemplo, e o mesmo ser criado junto ao pacote base. Em seguida faríamos a mesma coisa para o pacote seguinte mas, é aí que o Android Studio se confunde e colocaria o próximo pacote junto ao primeiro e ficaria ao bizarro como br.art.iai.util.bean e não em br.art.iai.bean.
Para contornar isto, até que a equipe de desenvolvimento do Google resolva este problema, podemos fazer desta maneira:
- Clique com o botão direito no pacote base art.iai no nosso exemplo.
- Escolha a opção new > package.
- Digite o novo pacote completamente, por exemplo, art.iai.util
- Digite o próximo pacote, também completamente, por exemplo, art.iai.bean
- Veja que o Android Studio acomoda corretamente os pacotes útil e bean embaixo de art.iai
- Em seguida, clique no pacote base (que foi separado dos dois outros pacotes) com o botão direito, selecione new > package e escreva apenas o nome do pacote, por exemplo,
Pronto. Seus pacotes foram criados corretamente.
Quer ver mais dicas como esta? Acesse o IAI? site.iai.art.br